1 de fevereiro de 2011

Sorriso falseado - uma tentativa de crônica

Era, apesar de tudo, um sujeito muito sorridente. Afinal, a água benta da “igreja da esquina” o fazia esquecer as desgraças do passado, do presente e também do futuro ainda não concebido.

Jorjão, assim o chamavam os amigos, parentes e principalmente os donos de botecos. Vivia assim: cinco meses trabalhava, dez afundava-se em meio a garrafas de destilados. Mas era, ainda assim, um sujeito muito peculiar, gozava de boa educação para com todos, fossem mulheres ou crianças, idosos ou bandidos, ricos ou pobres. Esse era o tão querido Jorjão.

Mas, o que poucos sabiam é que Jorjão tinha um grande (ou pequeno, tratando-se da forma literal) segredo. Havia em sua cabeça uma bala de revólver, calibre 38, atirada pelo próprio há vinte anos, quando assim descobriu que sua amada, Adalgisa - a loira dos olhos verdes, casara-se com outro homem. Essa foi sua primeira tentativa de suicídio, sem sucesso.

E nesses vinte anos, o homem acomodou-se em uma casa em frente à de Adalgisa. Viu os filhos dela crescerem, enquanto ele, coitado, trajava umas poucas roupas usadas, doadas por seu irmão, o qual também lhe cedera um porão no fundo do quintal, onde dormia.


Mas o sorriso desse tão jovial negro era algo estampado em seu rosto, parecia saber driblar muito bem as artimanhas do destino. Assim era passível de se acreditar.

Porém, em uma quinta-feira à tarde, "alarde na rua de baixo!", polícia no número 136, vizinhança toda parou pra ver. Vila pequena é igual família, todo mundo sabe (ou ao menos quer saber) de tudo.

Pois é, um segundo e lá se foi o sorriso de Jorjão, muito bem falseado durante tantos anos, acabando-se por entre dois lençóis brancos ancorados nas madeiras de seu próprio barraco. Ilusão? Decepção? Alegria? Ás vezes as aparências enganam, ou não!

2 comentários:

  1. UUUUUH! Segura que a minha amiga é a escritora da literatura de amanhã! Vai ser só texto dela na Fuvest! hahahaahaah EU AMEI AMOR! Parabéns. Você tornou uma história real e próxima de você em uma crônica bem elaborada. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. esse não é tão piegas assim, rsrsrs

    é baseado em uma história real?
    ficou muito bom!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir