29 de abril de 2011

Contos de fada de calçada

Enquanto as pessoas assistem ao casamento "real", a realidade passa despercebida pelos mesmos olhos que se deslumbram. A "realeza", assim como a "realidade" deste casamento são irreais para milhares de outros “príncipes” e “ princesas”, que dormem nas ruas por onde pomposas carruagens perpassam.

Nos fizeram correr os olhos em coisas ditas reais, quando do lado de cá a carruagem serve para recolher latinhas amassadas em beiras de calçadas. Fadas madrinhas apenas usam varinhas de apontamento. Aponta o bem e o mal, certo e errado, beleza e feiura. Mas não oferecem uma mão, apenas varinhas.

Formigas famintas destroem o resto de sonho destas mentes vazias de fome. Nos fizeram acreditar em contos de fada, com direito a sapo que vira príncipe e lindas donzelas magras, de cabelos sedosos e sem espinhas. Enquanto a “princesa”, acorda de manhã, lava, passa, escova os dentes, prende o cabelo, cuida do bebê, é encoxada pelo engraçadinho no trem, trabalha mais de 8 horas, come na rua, pega trânsito e dorme umas quatro horinhas. Mas não deixa de ser princesa.

Nos fizeram acreditar em bruxas que morrem no “ The End” e casais que “ foram felizes para sempre”, enquanto o nosso fim de mês chega e os juros dos bancos viram bruxas que não têm mais começo, meio ou fim. E os casais se auto-flagelam, esquecendo-se do amor que um dia puderam sentir, antes do conforto dos móveis conseguidos via empréstimo.

O que é o real, dentro de mentes que sonham apenas com a concretude dos sonhos alheios? Até quando nossos sonhos serão apenas projeções de enormes telas que brilham no escuro? Nossos sonhos ultrapassam a realidade dessa realeza do imaginário que querem nos impor. Nossos sonhos são nossos braços e pernas e estes sim são concretos. Nossos sonhos somos nós, se acreditarmos nos nossos sonhos e não mais no deles, financiados por nós.

2 comentários:

  1. parabéns, você escreve muito bem

    ResponderExcluir
  2. nossa muito bom seu texto..
    fui me supreendendo ao longo dele..
    concordo com vc em tudo que disse sobre este casamento " real"

    te seguindo..
    gostei muito do blog..
    abraços..

    ResponderExcluir